Durante o curso, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as causas, diagnóstico e tratamento da obesidade, osteosarcopenia e síndrome metabólica, bem como explorar as conexões entre essas condições e sua influência mútua na saúde do paciente.
Os alunos irão aprender sobre a importância da abordagem integrada, que envolve a colaboração de profissionais de diferentes áreas da saúde, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, para proporcionar um cuidado personalizado aos pacientes.
“Diversos estudos demonstram que a obesidade, e suas comorbidades, tem uma forte correlação genética/hereditária. Contudo, existem variantes epigenéticas complexas que podem influenciar também nesse processo.
A obesidade, a diabetes mellitus, cardiopatia, osteosarcopenia, a hipertensão, são doenças crônicas não transmissíveis que vêm aumentando ao longo dos anos na população mundial, levando à alta mortalidade, incapacidade funcional prematura e redução da qualidade de vida. Essas doenças podem ter causas multifatoriais complexas: genéticas/epigenéticas, culturais, etc). No Brasil, a prevalência de obesidade aumentou expressivamente, de 11,8% (2006) para 20,3% ( 2019), representando um crescimento de 72% (variações regionais) nessa última década.
Para compreender esse “fenômeno”, além das avaliações clínico-laboratoriais clássicas, a genética molecular vem expressivamente colaborando com sua alta complexidade técnica, e especialmente com precisão diagnóstica, ter parâmetros que podem direcionar tratamentos com resultados mais precisos. Isso impacta em inúmeros fatores, não somente clínicos, mas também sociais/psicossociais, e econômicos (em vários níveis).
Em nosso curso, todos esses aspectos complexos serão tratados e discutidos através de conteúdos atualizados, discussões de casos clínicos e através de metodologias ativas de ensino e aprendizagem.”
Prof Dr Rogério Saad Vaz
“A necessidade de abordar a obesidade de maneira multidisciplinar reside na capacidade de dissolver preconceitos e estigmas por meio do conhecimento científico, proporcionando tratamento individualizado, gentil e eficaz a cada indivíduo. Dessa maneira, promovemos benefícios à saúde física, mental e social dos pacientes, garantindo uma significativa melhoria na qualidade de vida.”
Profª Mestranda Stella Nabuco Nasser
“Atualmente o estudo da microbiota intestinal e sua interação com a dieta e fatores ambientais, é uma das áreas mais requisitadas tanto na nutrição como na medicina. Cada um de nós abriga uma microbiota que é única, como uma impressão digital, e que tem uma forte influência sobre a nossa saúde como um todo.
Ao conhecer a formação e funções da microbiota intestinal e suas correlações com desequilíbrios metabólicos, o profissional adquiri uma visão mais abrangente dos aspectos que influenciam a saúde e a doença. A modulação intestinal por meio de intervenções dietéticas específicas é área de pesquisa e prática em plena ascensão, com várias intervenções na prevenção e tratamento de doenças.
Nesse módulo, microbiota intestinal: da formação às correlações com os desequilíbrios metabólicos, você entenderá as interconexões do intestino com obesidade, resistência à insulina, hepatopatias, doenças cardiometabólicas, osteoporose e sarcopenia, trazendo inúmeros benefícios a sua prática clínica.”
“Com entusiasmo, conduziremos a disciplina “Exercício Físico no Tratamento da Síndrome Metabólica”, explorando os mecanismos fisiológicos dessa síndrome e enfatizando o exercício como ferramenta terapêutica. Destacaremos a importância de programas personalizados para modificar o quadro metabólico, além de promover a educação do paciente sobre como o exercício vai além da prescrição médica, tornando-se um estilo de vida saudável. Esta disciplina capacitará os futuros profissionais como agentes de mudança na gestão eficaz do seu estilo de vida e consequentemente da síndrome metabólica.”
“Estamos entusiasmados em ministrar a disciplina “Exercício Físico no Tratamento da Osteo Sarcopenia”. Durante o curso, abordaremos conceitos fundamentais sobre o impacto positivo do exercício na saúde, especialmente como tratamento coadjuvante para a osteo-sarcopenia. Destacaremos a importância dessa disciplina, explorando mecanismos fisiológicos e a criação de programas de exercícios personalizados, com destaque a uma abordagem integrada e multidisciplinar. Este curso promete ser uma jornada educativa enriquecedora, guiada por especialistas comprometidos. Estamos ansiosos para iniciar esta experiência educacional conjunta.”
“Este curso promete ser uma jornada educativa enriquecedora, guiada por especialistas comprometidos. Estamos ansiosos para iniciar esta experiência educacional conjunta.”
“Destacaremos a importância de programas personalizados para modificar o quadro metabólico, além de promover a educação do paciente sobre como o exercício vai além da prescrição médica, tornando-se um estilo de vida saudável.”
“O Spes vem oferecer um ensino médico integrado diferenciado, somando a bagagem que cada um já traz consigo!”
“A necessidade de abordar a obesidade de maneira multidisciplinar reside na capacidade de dissolver preconceitos e estigmas por meio do conhecimento científico, proporcionando tratamento individualizado, gentil e eficaz a cada indivíduo.”
“Você entenderá as interconexões do intestino com obesidade, resistência à insulina, hepatopatias, doenças cardiometabólicas, osteoporose e sarcopenia, trazendo inúmeros benefícios a sua prática clínica.”